Vale a Pena Relembrar!


Cuide de Sua Pele!

Devemos cuidar muito bem da nossa pele para que esta se mantenha saudável e vistosa pelo maior espaço de tempo possível. E possa, ainda, desempenhar sua funções, extremamente importantes ao nosso corpo, de forma equilibrada!

Ente algumas das funções da pele, cito: revestimento, protegendo de invasores, do corpo humano; absorção; elimanção de toxinas; regulação de temperatura do corpo, entre outras.

Para manter a saúde e beleza da pele, devemos tomar alguns cuidados básicos, entre eles, aqueles que a gente ouve desde criança:

* evitar exposição solar excessiva ou em horários de alta radiação (das 10:00 às 17:00 h). O sol é o fator número 1 para o envelhecimento precoce. Lembrando-se que um pouco de sol é necessário para a absorção da vitamina D;

* uso diário do filtro solar;

* dormir pelo menos 8 horas, em horários regulares;

* alimentar-se de forma saudável, evitando excesso de gorduras, sal e alimentos industrializados;

* evitar consumo de álcool e drogas. O cigarro, depois do sol, é um dos fatores mais relevantes ao envelhecimento precoce. O ato de fumar leva as toxinas do cigarro direto para as células, prejudicando sua oxigenação (sem falar nos gravíssimos efeitos colaterais do tabagismo);

* fazer exercício físico com moderação. O exercício físico ajuda a oxigenação celular, o retorno venoso e libera substâncias como a endorfina e a serotonina, melhorando nosso bem estar físico e emocional. Ajuda, ainda, o equilíbrio da produção hormonal, na mulher, melhorando a retenção de líquidos, a TPM e as cólicas menstruais (experiência própria).

* ingerir 2 litros de líquido por dia (considerando o brasileiro de estatura mediana).

Além destes cuidados devemos limpar, tonificar, proteger e hidratar a pele, pelo menos duas vezes ao dia: de manhã e à noite.

A tecnologia na indústria de cosméticos está muito avançada. Existem produtos no mercado para todo tipo de pele e bolso.

As formulações são variadas: creme, loção, emulsão, gel, sabonete, dependendo da maior ou menor quantidade de emoliência e do tipo de veículo utilizados na fórmula.

Os produtos podem ter fórmula simples ou apresentar mais de uma função, facilitando a vida dos apressados.
Fonte: Alessandra Faria

Nenhum comentário:

Postar um comentário